Larissa Cieslak: ser mãe e empreendedora é uma jornada desafiadora
Ser mãe e empreendedora é como caminhar em uma corda bamba, uma tarefa delicada e desafiadora que exige equilíbrio constante entre as exigências do negócio e as necessidades de uma criança pequena que, no meu caso, são três. No entanto, apesar dos obstáculos, é um caminho que nos presenteia com grandes recompensas e sentimentos profundos todos os dias.
Lembro-me claramente do dia em que me tornei mãe pela primeira vez. Tudo parecia tão assustador e desconhecido, e pensar na responsabilidade de criar outro ser humano era algo avassalador na minha mente. Mas, com o tempo, descobri que havia dentro de mim uma força e determinação que eu não sabia que existia. A cada dia que se passava, meu amor por aquele pequeno crescia ainda mais, e minha confiança em ser mãe se fortalecia.
Em paralelo a maternidade, tinha todo o desenvolvimento e pleno crescimento da minha jornada empreendedora. Eu queria ter controle sobre o meu futuro, mas também queria ser uma mãe presente e cuidadosa. Não foi fácil...me lembro das noites em que trabalhei até tarde da noite depois que meu filho havia adormecido, e daquelas em que eu decidia acordar ainda de madrugada para finalizar planilhas e documentos...tiveram também os outros dias em que me sentia dividida entre a necessidade de estar no escritório e o desejo de estar em casa com meus filhos.
Com o tempo, aprendi a gerenciar o meu tempo e as minhas prioridades. Acordei mais cedo para trabalhar antes que meu filho acordasse, deleguei tarefas e pedi ajuda quando necessário. Encontrei maneiras de incluir meu filho no meu trabalho, trazendo-o para o escritório e mostrando-lhe o que eu fazia.
Trago aqui cinco itens fundamentais e úteis que utilizo nessa jornada incrivelmente incrível, para que eu possa me concentrar sendo mãe (de três filhos) e empresária.
5 dicas para o desafio de ser mãe empreendedora
1. Organização do tempo
Gerenciamento do tempo de forma eficiente. A gente sabe que o tempo é fundamental para garantir que você possa equilibrar suas responsabilidades de maternidade e negócios. Tente criar uma agenda e um cronograma para ajudá-la a se manter no caminho certo e certifique-se de reservar um tempo para si mesma também, afinal, nós precisamos estar bem para cuidar dos pequenos;
2. Delegação
Precisamos aprender a delegar tarefas em casa e no trabalho. Se possível, dentro da sua realidade, contrate ajuda em casa ou peça ajuda de amigos ou familiares. No trabalho, considere ter uma equipe que possa ajudá-la a compartilhar algumas das responsabilidades.
3. Priorização
Estabeleçendo prioridades claras em relação ao que é mais importante em sua vida. Busque identificar quais são as tarefas mais críticas em casa e no trabalho e concentre-se nelas primeiro.
4. Flexibilidade
Esteja preparada, ou entenda de uma vez por todas a lidar com mudanças imprevistas em sua agenda. Esteja aberta a soluções criativas e flexíveis que permitam que você se adapte às necessidades de sua família e do seu negócio.
5. Gerenciamento de estresse
Certifique-se de cuidar de sua saúde mental e física. Aprender técnicas para gerenciar o estresse, como meditação, exercícios de respiração, atividade física ou terapia. Também tente incluir momentos de relaxamento e diversão em sua rotina diária, para que possa recarregar sua bateria.
Ainda há dias em que me sinto sobrecarregada e exausta, mas esses sentimentos são superados pelo amor e orgulho que sinto tanto pelos meus filhos quanto pelo meu negócio.
Descobri que ser mãe e empreendedora é encontrar um equilíbrio e um propósito na vida. Sou grata pela oportunidade de realizar as duas coisas, mesmo que isso signifique enfrentar desafios diários.
Ao olhar para trás, percebo o quanto já percorri. Meus filhos saudáveis e felizes, e meu negócio prosperando. A maternidade me deu a força e a motivação para perseguir meus sonhos empresariais. Já o empreendedorismo me deu a liberdade e flexibilidade para ser a mãe que eu sempre quis ser.
No final de tudo a gente percebe que ser mãe e empreendedora é uma jornada desafiadora, mas eu não trocaria esse desafio por nada no mundo, pois, mergulhadas nos afazeres maternais nos tornamos melhores e mais completas profissionais e temos ainda a oportunidade de deixar um legado para as próximas gerações mostrando o quanto a jornada é encantadoramente feliz e tornando possível nossos sonhos.