Flormel completa 35 anos reinventando o mercado de doces zero açúcar no Brasil
Em recente publicação na coluna Pense Grande do jornal “O Globo”, um dos principais e mais renomados jornais de notícias diárias brasileiro, a Flormel noticiou a sua entrada no mercado do atacarejo, ampliando o seu portfólio com novas linhas de produtos zero açúcar. Noticiou também a distribuição gratuita de seus biscoitos nos serviços de bordo da cia aérea Gol para vôos domésticos a partir do mês de setembro. Com tanta novidade, a Flormel estima ampliar em 31% o faturamento este ano sobre 2021, reforçando assim, a democratização e alcançando novos consumidores com os seus produtos.
35 ANOS DE HISTÓRIA
Tudo começou há 35 anos, com o casal Maria Marta de Freitas e Laerte Casoni fabricando doces caseiros como bala de mel e cocadas para criar os cinco filhos. O tempo passou e a empresa, cresceu: se antes o faturamento era de R$ 6 milhões agora, chega a R$ 78 milhões com expectativa de aumento de 31% até o final deste ano. Mas a Flormel, dona do bombom zero mais vendido no Brasil no canal farma, segundo dados da Close-Up Internacional, já mostrava, desde a criação, a sua relevância no mercado, com a preocupação na oferta de alimentos saudáveis. Hoje, com mais de 40 produtos em seu portfólio, a empresa comemora 35 anos com a promessa de entregar qualidade nutricional, praticidade, saúde e muito sabor para um número ainda maior de pessoas em todo o Brasil.
INOVAÇÃO NA VEIA
A marca nasceu em Franca, no interior de São Paulo, e logo chamou a atenção com a primeira paçoca zero açúcar do Brasil. Uma visão inovadora para a época, quando não se tinha o costume de falar em alimentação mais saudável, e que hoje, vê no mercado, um impulsionamento marcante: segundo o Euromonitor, o setor movimenta US$ 35 bilhões anualmente, sendo o quarto maior do mundo. Atualmente, a empresa é liderada pela nutricionista filha do casal, Alexandra Casoni.
Ela, que cresceu vendo os pais criando e vendendo os doces, viu o potencial da empresa muito cedo. Aos 15 anos já atuava como demonstradora e promotora da Flormel é, hoje, é a CEO do negócio.
“Ainda vamos crescer muito. Esses 35 anos passaram voando para a empresa, que nunca se acomodou e continua buscando nutrir sim, desde que seja com muito sabor, afinal, na Flormel não abrimos mão dessas variáveis andarem sempre juntas. É uma honra mostrar que uma empresa genuinamente brasileira, que nasceu caseira, hoje, conquistou um público cativo que cresce a cada dia com o trabalho de mais de 160 colaboradores”, conta Alexandra.
Hoje, a fábrica da Flormel em Franca tem 725 metros quadrados e um centro de distribuição. Os produtos são comercializados em mais de 80 mil pontos de venda em todo o Brasil incluindo os principais supermercados, restaurantes e farmácias. Os novos lançamentos deste ano colocarão os produtos da empresa em redes atacadistas.
TER CORAGEM PRA FAZER TUDO COM VERDADE
Sobre o sucesso da marca nestes 35 anos, Alexandra é categórica. “O segredo da Flormel é a energia das pessoas. A cultura da Flormel é simples, humana e alto astral. Somos inclusão, falamos e abordamos de tudo. Outro ponto forte é trabalhar com a verdade e isso vem da base. Temos a missão de valorizar o ingrediente in natura, trazer a verdade dos nossos produtos e da nossa cadeia de produção. Costumamos dizer que é preciso ter coragem para fazer tudo com verdade. É uma frase importante para a minha família”, completa Alexandra.
REINVENÇÕES
A primeira grande reinvenção da empresa foi em 2002 com a primeira paçoca zero açúcar do Brasil, "Não dávamos conta de produzir a quantidade de pedidos que recebíamos, foi necessário aumentar a produção" conta Alexandra. Em 2012 o foco foi a abertura de novos canais de venda. Até ali, 100% das vendas da Flormel eram feitas por canal indireto. Com o incremento do canal direto as vendas foram para outro patamar triplicando o fornecimento. E desde 2018, a Flormel passou a focar na expansão dos negócios. Foi aí que a gestora de investimentos Unbox Capital adquiriu participação minoritária na empresa, 16%. A Flormel tem um conselho de administração, que possui como membros o casal fundador e representantes da Unbox Capital. É por meio do conselho que os pais de Alexandra se mantêm ativos no negócio.
“Em todos os negócios é preciso se reinventar a cada dia. Fizemos isso e mostramos que é possível crescer, amadurecer o mercado, sem deixar de lado a tradição de continuar fazendo tudo com cuidado único, da forma mais natural possível”, confirma Alexandra.
DE OLHO NO FUTURO
Como já nasceu inovando, a Flormel continua com o planejamento de alcançar novos públicos, muito por conta da crescente preferência por alimentos saudáveis. “Entendo que para milhões de pessoas uma alimentação mais saudável já faz parte do dia a dia, especialmente porque perceberam que é possível fazer isso sem abrir mão do sabor. Mais do que oferecer produtos saudáveis, queremos provocar sensações e memórias afetivas, com lançamentos para todos os públicos”, conta Alexandra.
NOVIDADES DE 2022
Neste ano, a Flormel já lançou produtos em quatro categorias: a primeira barra de amendoim com caramelo e o chocolate zero açúcar. Também lançou as tão pedidas barras de chocolate, os doces cremosos para comer de colher e para criar sobremesas incríveis.
Outra grande novidade é o Mini bombom. Agora na versão individual, o Mini+ vem com sabores de coco e amendoim com o objetivo de democratizar e alcançar novos consumidores por um desembolso menor. “Foco no cliente. Queremos o nosso consumidor do nosso lado. É por isso que estamos fortalecendo a presença em outros canais e falando em uma constante troca”, finaliza a CEO.