Alexandra Casoni sócia da Flormel no Shark Tank Brasil.
Alexandra Casoni sócia da Flormel é a nova shark convidada da oitava temporada do Shark Tank Brasil.
Está no ar a oitava e nova temporada de Shark Tank Brasil, e com ela também novos sharks. Nomes como Sérgio Zimerman, Joel Jota, e Monique Evelle integram o time fixo de sharks, já Bruno PlayHard conhecido como Bruno PH e Alexandra Casoni, sócia, conselheira e embaixadora da Flormel Alimentos Saudáveis, se juntam ao time como sharks convidados.
Sobre a Flormel Alimentos Saudáveis
Flormel é uma empresa brasileira que produz deliciosos doces sem adição de açúcares, teve início em 1987, na cidade de Franca, situada no interior de São Paulo. Fundada pelos visionários Maria Marta de Freitas e Laerte Casoni, a empresa teve como ponto de partida a fabricação de balas de mel, utilizando uma receita antiga que era feita pelos avós dos fundadores.
A Flormel se tornou uma das principais fabricantes de zero adição de açúcares do país, com uma proposta de valor clara de vender saúde com muito sabr para todos os seus consumidores. A Flormel conta com uma linha de produtos que inclui, chocolates, doces típicos brasileiros como doce de leite, paçoca, pé de moleque, entre outros, tanto em versões de pedaço (tabletes) quanto em versões cremosas para receitas.
Desde então, a Flormel floresceu e se consolidou como uma das principais referências na fabricação de doces sem adição de açúcares no Brasil. Com uma proposta de valor clara e impactante, a marca se compromete em oferecer saúde sem abrir mão do prazer ao paladar para todos os seus consumidores.
O catálogo diversificado da Flormel abrange uma variedade de produtos, incluindo irresistíveis chocolates e clássicos doces brasileiros, como doce de leite, paçoca, pé de moleque, entre outros. Disponíveis tanto em versões de tabletes como em opções cremosas ideais para receitas, os produtos da Flormel são uma celebração de sabores autênticos, proporcionando uma experiência sabores saudável e deliciosa.
Em mais de 20 mil pontos de venda, a Flormel possui presença nas principais redes de supermercados e farmácias de todo o país, como:
Droga Raia, Drogasil, Drogaria São Paulo, Panvel Farmácias, Pague Menos, Araujo, Carrefour, Sams Club, Lojas Americanas, Super Muffato, Grupo Mateus, Zaffari, e muitos outros. Na internet, a Flormel tem forte atuação, com ecommerce próprio, principais plataformas de marketplace como Shopee, Mercado Livre, Amazon, Netshoes e lojas online dos seus principais parceiros. A Flormel se preocupa com a saúde e bem-estar de seus consumidores. Seus produtos são feitos com ingredientes naturais e não contêm açúcar, glúten, com opções sem lactose, veganas e vegetarianas.
Quem é Alexandra Casoni?
De ex-atleta e degustadora à um dos nomes mais reverenciados do segmento saudável. Esta é a história notável de Alexandra Casoni, uma jovem, mãe de dois e visionária que encontrou o equilíbrio perfeito entre saúde e sabor. É técnica em engenharia de alimentos, especialista em liderança educadora, se especializou em gestão de nova economia.
Alexandra Casoni na Flormel
Alexandra tem uma trajetória na Flormel que se estende por incríveis 19 anos, incluindo 8 como CEO da empresa. Essa jornada extraordinária teve início aos 11 anos, quando ela começou como vendedora de doces. Aos 15, já desempenhava o papel de degustadora de produtos da marca.
A função de degustadora, conforme Alexandra explica, vai além de simplesmente oferecer os produtos em pontos de venda. Ela envolve a promoção da marca por meio da experiência sensorial, permitindo que os clientes experimentem os produtos no próprio local. Nesse papel, Alexandra percorreu todo o estado de São Paulo, realizando ações de degustação em supermercados, pontos naturais, lojas especializadas, entre outros. Segundo suas próprias palavras, essa experiência foi um laboratório perfeito que a conectou com o maior patrimônio da companhia: os clientes.
Essa vivência proporcionou a Alexandra uma compreensão profunda das necessidades e preferências dos consumidores. A partir desse conhecimento valioso, ela direcionou suas ações para a missão de proporcionar saúde com sabor aos clientes da Flormel. A degustação, para ela, foi mais do que uma simples atividade; foi uma oportunidade de aprendizado em vendas, interações humanas e, acima de tudo, compreensão dos clientes.
Ao longo dos anos, Alexandra aprofundou seu conhecimento e experiência no mercado de alimentos saudáveis. Com o objetivo de se aproximar ainda mais das necessidades e desafios do público-alvo desse setor, ela graduou-se em nutrição, tornou-se técnica em engenharia de alimentos e transitou estrategicamente por diversos departamentos da Flormel, incluindo Indústria, Inovação, Trade, Marketing, Comercial e Expansão de Negócios. Essa jornada culminou em 2013, quando assumiu o o cargo máximo da cia, se tornando CEO da Flormel.
Os 4 grandes ciclos dessa história.
Alexandra sempre menciona toda a trajetória de 19 anos na Flormel, dividindo o período em 4 grandes ciclos.
1. Conectada na Indústria.
A proximidade constante com a indústria, a inovação e os processos, desempenharam um papel fundamental em nossa trajetória, proporcionando oportunidades valiosas para aprimorar tanto os processos quanto os produtos. Assumiu a responsabilidade de impulsionar o portfólio Flormel, expandindo significativamente sua presença além dos tradicionais doces para adentrar novas categorias, como chocolates, barras e snacks.
2. Ampliação na Distribuição e Posicionamento do Produto
A inserção estratégica na distribuição e o aprimoramento do posicionamento do produto foram marcos essenciais. A Flormel transcendeu o canal indireto, abrangendo diversos outros canais, como supermercados, vendas diretas, grandes redes, lojas especializadas e até mesmo farmácias, alcançando cerca de 20 mil pontos de venda de norte a sul do Brasil.
3. Estratégia Global
A construção e o refinamento estratégico da marca foram áreas prioritárias. Nesse quesito, Alexandra desenvolveu iniciativas abrangentes, incluindo rebranding, posicionamento aprimorado das categorias principais, implementação de Masterbranding e uma revolução no conceito visual das embalagens, de forma que Flormel se destacasse fortemente em visibilidade no ponto de venda.
4. Governança e Profissionalização da Marca
Alexandra investiu na governança e profissionalização da marca para a preparação e estruturação do negócio para a entrada de um fundo de investimentos, que desempenharam um papel crucial na expansão da Flormel. A estruturação eficiente do canal digital, tanto para vendas diretas ao consumidor (D2C) quanto para vendas B2B, foi um passo significativo, transformando nosso canal digital de vendas de uma posição inicial em 2020 para representar atualmente 20% do faturamento total da empresa.
Números que impressionam.
Durante o desdobramento desses quatro grandiosos ciclos, os resultados não apenas se solidificaram, mas também orquestraram uma sequência notável de crescimento meteórico para a Flormel. Ano após ano, essa trajetória de sucesso confirmou e reconfirmou com consistência o grande avanço que a empresa estava protagonizando, entregando um expressivo crescimento médio anual de 40% em seu faturamento. Este não foi apenas um mero indicador, mas uma declaração impactante da relevância e da significativa ascensão da Flormel no cenário empresarial no mercado de doces saudáveis,
Os grandes cases da gestão de Alexandra na Flormel.
-Desenvolveu e lançou os Minis Bombons Flormel em 2018, a linha de chocolates que revolucionou o mercado zero açúcar como sinônimo de sabor, saúde indulgência e referência. Que até hoje é uma linha carro chefe da Flormel
-Na parte de expansão, fechou o principal case branding da Flormel - lançando o Snack salgado PARÔ, para 2 milhões de passageiros Gol por mês, durante dois anos.
-Casa Doce Flormel principal evento e plano de ativação e expansão de comunicação e visibilidade da marca com celebridades expressivas, entre elas: Marina Ruy Barbosa, Sabrina Sato e Giovanna Antonelle.
A Casa Doce Flormel
Alexandra promoveu o principal evento e o principal plano de ativação e expansão de comunicação e visibilidade da marca criando o evento “Casa Doce” e trazendo influenciadoras globais de alcance nacional para a pulverização e reconhecimento da marca Flormel.
A "Casa Doce Flormel" de 2018 foi um evento marcante que celebrou o universo saboroso e saudável da marca. Realizado com todo o charme e elegância, o evento ofereceu aos participantes uma experiência única, repleta de degustações de deliciosos produtos sem adição de açúcares. Com uma atmosfera envolvente, a "Casa Doce" proporcionou aos visitantes a oportunidade de explorar a diversidade do portfólio Flormel, mergulhando em sabores autênticos e inovadores. O evento destacou o compromisso da Flormel em oferecer opções deliciosas e saudáveis, conquistando os paladares dos presentes e consolidando a marca como referência no segmento de doces sem adição de açúcares.
Realizada em 2018 concomitantemente a uma das maiores feiras do segmento saudável, marcou a celebração dos 30 anos de trajetória da Flormel. O evento reuniu nutricionistas, imprensa, clientes e prospects em um espaço exclusivo projetado para proporcionar uma experiência única com a marca. Durante a ocasião, a empresa apresentou seus mais recentes lançamentos e contou com a presença marcante de personalidades como Marina Ruy Barbosa, Mariana Rios, Sabrina Sato, Giovanna Antonelli e Rafa Brittes, que posteriormente integraram a estratégia de influenciadoras digitais da marca.
O Fim do Ciclo
Em 2023, Alexandra deixou o comando da Flormel para ingressar numa frente de mentoria de alta performance para mulheres empresárias, projetos como o Shark Tank Brasil e participações como investidora em novos negócios.
Alexandra e Flormel no Shark Tank Brasil oitava temporada.
O Shark Tank Brasil já em sua 8ª temporada em nosso país, é a versão brasileira do reality show norte-americano com investidores interessados em dar apoio financeiro a grandes ideias de empreendimento. Mas para garantir o investimento necessário, os empreendedores terão que convencer estes verdadeiros “tubarões” dos negócios a serem seus sócios.
A Alexandra entra como shark convidada em alguns episódios da temporada, como um dos nomes mais fortes e reconhecidos no mercado saudável. A nova shark promete introduzir toda sua visão e conhecimento no mercado saudável para fechar negócios estratégicos e com a essência que sempre teve. Os episódios de Shark Tank Brasil estão disponíveis no canal oficial do programa no Youtube, e a partir do dia 03 de outubro no canal de TV por assinatura da Sony.